A Polícia Civil da Bahia realizou uma grande operação para combater um grupo criminoso suspeito de envolvimento em homicídios na cidade de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. As ações aconteceram entre os dias 17 e 18 de junho e foram coordenadas pela 4ª Delegacia de Homicídios (DH/Camaçari).
Durante a operação, que contou com equipes atuando simultaneamente em Camaçari, Salvador e também no município de Caiuá, em São Paulo, foram cumpridos quatro mandados judiciais: dois de prisão preventiva e dois de prisão temporária.
Um dos alvos foi localizado e preso no bairro Gravatá, em Camaçari, nesta quarta-feira (18). Já outros dois mandados foram executados contra detentos que já estavam sob custódia. Entre eles, está um dos principais líderes do grupo, atualmente recluso em uma penitenciária de Caiuá (SP). Contra o acusado, foram expedidos dois mandados – um de prisão preventiva e outro de prisão temporária.
Além disso, uma mulher que se encontra presa no Presídio Feminino de Salvador também teve a prisão temporária prorrogada como parte das investigações.
Segundo a Polícia Civil, a ação faz parte de um inquérito que apura diversos homicídios ocorridos neste ano em Camaçari. Um dos principais suspeitos é apontado como mandante de pelo menos três execuções, que resultaram em cinco mortes.
Entre os casos investigados está o sequestro seguido de morte de Filipe Oliveira Barbosa dos Santos, ocorrido em 28 de janeiro de 2025. A vítima foi brutalmente torturada antes de ser assassinada. Por esse crime, cinco pessoas já foram denunciadas, e quatro delas estão presas.
Outro episódio que integra as investigações é o homicídio de Diogo Reis Batista, além da tentativa de assassinato de outras quatro pessoas, ocorrido em 19 de maio deste ano no bairro Phoc II, também em Camaçari.
A diretora do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegada Lígia Nunes de Sá, afirmou que as buscas continuam. “A Polícia Civil segue focada em desarticular totalmente esse grupo criminoso. Ainda há um dos investigados considerado peça-chave na organização, com dois mandados de prisão preventiva em aberto. As diligências continuam até que ele seja localizado e retirado do convívio social”, destacou.
A operação reforça o compromisso das forças de segurança com a redução da violência em Camaçari e na Região Metropolitana de Salvador.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO