Em 2025, o município de Camaçari conquistou o título de cidade com o São João mais bem organizado da Bahia, graças ao sucesso do Camaforró, que impressionou pela inclusão, acessibilidade, segurança e planejamento. O reconhecimento foi oficializado com a entrega do prêmio na categoria “Cidade – Melhor Organização” durante o evento Melhores do São João da Bahia, realizado no Cineteatro 2 de Julho, em Salvador.
O troféu foi entregue ao prefeito Luiz Caetano, que celebrou ao lado da sua equipe. “É uma felicidade imensa. Este ano resgatamos o verdadeiro Camaforró e esse prêmio é para todo o povo de Camaçari. Em 2026, faremos ainda melhor”, destacou.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades municipais, como a coordenadora de Eventos, Aline Marques; a secretária de Cultura, Elci Freitas; o secretário de Relações Institucionais, Ademar Lopes; o diretor de Comunicação, Geraldo Honorato; o secretário de Turismo, Patrício Oliveira; e o vereador Tagner Cerqueira.
Camaforró reuniu mais de 250 mil pessoas com foco em inclusão
O Camaforró 2025 aconteceu entre os dias 20 e 23 de junho e atraiu mais de 250 mil pessoas ao Espaço Camaçari. Foram mais de 50 apresentações musicais de artistas locais, regionais e nacionais, distribuídas entre o palco principal, o Caramanchão e a charmosa Vila Maria Bonita.
A acessibilidade foi um dos principais diferenciais da festa: houve espaço exclusivo para Pessoas com Deficiência (PCD), intérpretes de Libras em todos os shows e estrutura adaptada para garantir segurança e conforto para todos os públicos.
Outro ponto que chamou atenção foi a decoração temática. A cidade cenográfica contou com travessas que homenageavam mestres e mestras da cultura nordestina, além de uma praça de alimentação ao ar livre que completava a experiência imersiva no São João.
Evento foi exemplo de logística, segurança e transparência
A festa envolveu aproximadamente 1.500 profissionais na montagem, organização e segurança. Todas as secretarias municipais participaram ativamente, com apoio das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Polícia Técnica, Conselho Tutelar e Secretaria de Saúde do Estado.
A mobilidade urbana também recebeu atenção especial. Uma operação emergencial de transporte público foi montada, contemplando 16 rotas diferentes entre a sede, a orla e a zona rural, garantindo o deslocamento eficiente e seguro dos visitantes.
O município também foi agraciado com o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025, concedido pelo Ministério Público da Bahia e pelos Tribunais de Contas do Estado e dos Municípios. O reconhecimento reforça o compromisso de Camaçari com a transparência na gestão pública e a excelência na organização de grandes eventos.
O Prêmio Melhores do São João da Bahia é promovido pelo portal São João na Bahia, com patrocínio do Governo do Estado, apoio da Salvador FM e do IRDEB. A cerimônia foi apresentada por Jeanne Lima, Gabriel Carvalho e Ruan Passos.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO