As comemorações pelos 267 anos de emancipação política de Camaçari terão início neste domingo (14), antecipando o aniversário oficial da cidade, celebrado no próximo dia 28 de setembro. Os tradicionais desfiles cívicos acontecerão em Monte Gordo, a partir das 8h30, e em Abrantes, às 14h30, reunindo escolas, instituições, fanfarras e grupos culturais.
A programação é organizada pela Secretaria da Educação (Seduc) e tem como tema de 2025: “Camaçari Educadora: cuidados que inspiram e reconectam pessoas”. O objetivo é valorizar a história do município, destacar a riqueza cultural e apresentar projetos pedagógicos desenvolvidos ao longo do ano.
Destaques da manhã em Monte Gordo
O desfile contará com a presença de escolas municipais como Emaús, Boa Esperança, Marcelina Bispo, Santa Luzia e Américo Ferreira, além do colégio privado Carpe Diem. Também estarão presentes bandas e fanfarras, entre elas a Bamaja, Fanpop, Bamcemc, Fanesp, Bamuca e Fanesc, além da Filarmônica 28 de Setembro e representantes da Polícia Militar, Defesa Civil e Desbravadores.
No setor cultural, o público poderá prestigiar apresentações de grupos como Boi Estrela, Capoeira Crianças que Gingam, Percussão Swing & Sia, Dança Contemporânea Ancestral e Capoeira Fantupi.
Tarde de celebração em Abrantes
Já no período da tarde, a festa continua em Abrantes, com concentração na Rua Vieira de Melo, próximo à Igreja Matriz. O cortejo será aberto com o pelotão de bandeiras do Brasil, da Bahia e de Camaçari, seguido da Filarmônica 28 de Setembro, do Tiro de Guerra, além de representantes da Polícia Militar, Defesa Civil e Desbravadores.
Participam também estudantes da rede pública municipal e estadual, incluindo instituições como a Creche Comunitária Senhora Sant’Ana, Escola Municipal Quilombola da Cordoaria, Escola Coqueiro de Arembepe, Thomaz Camilo, Colégio Estadual Professor Nadir Araújo Copque, Eliza Dias de Azevedo e Marquês de Abrantes.
A música ficará por conta das bandas Bamcemc, Fanesp, Bamaja, Bamuca, Art’Vila, Fanesva e Fampa. Para completar a programação cultural, se apresentam a CIA de Dança Livre Dance, Boi Bonito, Capoeira de Engenho, Boi Tricotado, Grupo Mixed Dance e Grão de Areia.
Com a diversidade de escolas, bandas e manifestações culturais, a cidade dá início a um mês especial de celebrações, que promete reunir moradores, visitantes e autoridades em um clima de festa e valorização da identidade local.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO