O encontro também validou projetos contra o racismo e em homenagem a agentes comunitários.
O encontro também validou projetos contra o racismo e em homenagem a agentes comunitários.

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), por meio da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), aprovou nesta terça-feira (23) a alteração do nome da Avenida Henry Ford, localizada na BA-535, em Camaçari, para Avenida BYD. A mudança reconhece a instalação da fabricante chinesa de veículos elétricos no Polo Industrial da região, marcando um novo capítulo no desenvolvimento econômico baiano.

O projeto de lei nº 25.700/2024, de autoria do deputado Júnior Muniz (PT), foi aprovado por unanimidade e relatado pelo deputado Tiago Correia (PSDB). Para o presidente da CCJ, Robinson Almeida (PT), a mudança simboliza uma justa homenagem à empresa BYD, considerada líder mundial na produção de carros elétricos, responsável por gerar empregos e fortalecer a economia local.

Segundo Correia, “a Ford já não mantém atividades na Bahia. Não faz sentido que a via continue levando esse nome”.

Visita à sede da BYD na China

Durante a reunião, a deputada Fabíola Mansur (PSB) sugeriu que parlamentares realizem uma missão oficial à China para conhecer de perto a história e o funcionamento da montadora. A proposta foi apoiada pelo deputado Felipe Duarte (PP), que também demonstrou interesse em participar.

Além disso, Júnior Muniz convidou os colegas para o evento de inauguração de novas etapas da planta da BYD em Camaçari, que contará com a presença do CEO da empresa no Brasil.

Outros projetos aprovados

A reunião também apreciou propostas de impacto social. Entre elas, o PL nº 24.939/2023, do deputado Hilton Coelho (PSOL), que institui a Política Estadual “Vini Jr.” de Combate ao Racismo em Estádios, e os projetos nº 25.398/2024 e nº 23.474/2019, que instituem o Dia Estadual dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, além da denominação de rodovias estaduais.

Leia Também:  Lavagem de Monte Gordo: Caetano Promete Mudanças para Camaçari

Valorização dos trabalhadores

No campo trabalhista, a BYD Auto do Brasil firmou acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari, elevando o piso salarial de operadores logísticos e de produção de R$ 1.950 para R$ 2.067. O reajuste será seguido de novos aumentos escalonados nos próximos três meses. Esses profissionais representam metade dos 1,5 mil trabalhadores já empregados no complexo industrial em construção.

A sessão contou com a participação dos deputados Robinson Almeida (PT), Felipe Duarte (PP), Fabíola Mansur (PSB), Hassan (PP), Jurailton Santos (Republicanos), Matheus Ferreira (MDB) e Tiago Correia (PSDB).

DEIXE O SEU COMENTÁRIO