Exames confirmaram resultados negativos e o estado recebeu novas doses de antídotos para prevenção.
Exames confirmaram resultados negativos e o estado recebeu novas doses de antídotos para prevenção.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou neste domingo (5) que os dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado foram descartados após resultados laboratoriais negativos. A confirmação foi anunciada durante uma reunião emergencial realizada na sede da Sesab, em Salvador.

De acordo com o órgão, o exame das amostras biológicas de Marcos Evandro Santana da Costa, de 56 anos, encontrado desacordado em sua casa em Feira de Santana, não apresentou presença da substância tóxica. Já o segundo caso, registrado em Salvador, também teve resultado negativo para acidose metabólica, além de indicar melhora clínica do paciente, embora ainda não haja previsão de alta.

A reunião foi convocada pela secretária estadual Roberta Santana, em meio ao alerta nacional sobre o consumo de bebidas adulteradas. O encontro contou com a presença de representantes de diversos órgãos, como Cosems-BA, DPT, Polícia Civil, Procon-BA, Decon-BA, Secom, Cievs Estadual, Ciatox, CGTICS e coordenadores dos Núcleos Regionais de Saúde, reforçando o compromisso com a vigilância sanitária e a segurança da população.

Reforço de antídotos e prevenção

No sábado (4), a Bahia recebeu 90 ampolas de etanol farmacêutico, enviadas pelo Ministério da Saúde, que atua como antídoto contra intoxicações por metanol, substância frequentemente presente em bebidas falsificadas. Cada tratamento completo requer cerca de 30 ampolas, o que amplia a capacidade de resposta da rede estadual em possíveis novos casos.

O Ministério da Saúde também adquiriu 12 mil novas ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol, além das 4,3 mil ampolas já disponíveis em hospitais universitários federais. O objetivo é garantir o tratamento imediato em todo o país, mesmo antes da confirmação laboratorial. A distribuição começou pelos estados da Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal.

Leia Também:  Programas CNH da Gente e CNH na Escola Garantem CNH Grátis para Baianos

O metanol é um álcool de uso industrial e extremamente tóxico quando ingerido, podendo provocar cegueira, coma, falência dos rins e pulmões, e até mesmo morte. Por isso, as autoridades reforçam o alerta à população para que evite o consumo de bebidas de procedência duvidosa, que podem representar sérios riscos à saúde.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO