A certificação estimula práticas conscientes, melhora a experiência turística e impulsiona o desenvolvimento sustentável local.
A certificação estimula práticas conscientes, melhora a experiência turística e impulsiona o desenvolvimento sustentável local.

As praias da Espera, em Itacimirim, e do Paraíso, em Guarajuba, conquistaram novamente o Selo Bandeira Azul, um dos mais importantes reconhecimentos internacionais de gestão ambiental e qualidade turística. A renovação da certificação, válida para a temporada 2025/2026, foi confirmada após avaliação do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul. A cerimônia de hasteamento está prevista para dezembro deste ano.

Desde 2019, Camaçari integra o programa, quando a Praia do Paraíso foi a primeira do município a receber o selo. No ano seguinte, a Praia da Espera também entrou para o seleto grupo de praias certificadas. Atualmente, a cidade segue ampliando seu compromisso com o turismo ecológico e sustentável, com mais quatro praias em fase piloto, que poderão ser certificadas até 2026.

A Secretaria de Turismo de Camaçari (Setur) atua em conjunto com comitês gestores locais, que desempenham papel essencial no cumprimento dos 33 critérios exigidos pelo selo, entre eles a qualidade da água, segurança, educação ambiental e acessibilidade.

O Programa Bandeira Azul, criado em 1985 pela Foundation for Environmental Education (FEE), é um símbolo mundial de excelência socioambiental. No Brasil, ele é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR) desde 2006 e contempla praias, marinas e embarcações de turismo que cumprem rigorosos padrões de gestão e sustentabilidade.

O processo de certificação passa por duas etapas: uma avaliação nacional e outra internacional. As praias precisam atender a todos os requisitos técnicos, realizar planos de gestão costeira, garantir limpeza constante, acessibilidade e ações educativas. Após cumprir a fase piloto — que pode durar até dois anos —, o município apresenta os relatórios e documentos ao júri internacional, sediado em Copenhague, na Dinamarca.

Mais do que um símbolo, o Bandeira Azul representa o engajamento de governos, moradores e turistas na preservação dos ecossistemas marinhos. A certificação estimula práticas conscientes, melhora a experiência turística e impulsiona o desenvolvimento sustentável local.

Leia Também:  Casa desaba em Simões Filho após deslizamento de terra

Para os visitantes, o selo garante praias seguras, com águas limpas e monitoradas, banheiros acessíveis, presença de salva-vidas e informações ambientais disponíveis. Já para a cidade, o reconhecimento fortalece o posicionamento de Camaçari como referência em turismo sustentável na Bahia.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO