O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) intensificou o processo de instalação dos novos radares ao longo da BR-324 e prevê que todos os 24 equipamentos estarão funcionando plenamente até janeiro de 2026. Atualmente, três deles já estão ativos no trecho que liga Salvador a Feira de Santana, enquanto outros 21 seguem em fase de montagem e testes finais.
A retomada da fiscalização eletrônica ocorre após a rodovia passar boa parte do mês de agosto sem controle automatizado de velocidade, período em que os radares ficaram desligados devido à falta de recursos, segundo informou o próprio DNIT.
De acordo com o órgão, cada radar tem um prazo de até 90 dias para aferição antes da ativação definitiva. As autorizações emitidas entre junho e outubro deste ano reforçam que todos os dispositivos seguem rigorosamente a Instrução Normativa nº 43/2021 — norma que exige estudos de viabilidade, sinalização adequada e certificação metrológica do INMETRO.
Além disso, o DNIT mantém dez equipes atuando diariamente em operações emergenciais de tapa-buracos, especialmente após o período intenso de chuvas. As obras de recapeamento e recuperação estrutural também avançam desde que o governo federal reassumiu a gestão da rodovia, em maio de 2025.
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