Sete servidores públicos foram afastados de suas funções por decisão judicial.
Sete servidores públicos foram afastados de suas funções por decisão judicial.

A Polícia Federal, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), desencadeou nesta terça-feira (25) a Operação Gênesis para apurar um suposto esquema de corrupção, peculato e fraude em processos licitatórios envolvendo contratos da prefeitura de Itacaré, no Litoral Sul da Bahia. Ao todo, 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em municípios da Bahia e também no Espírito Santo. Sete servidores públicos foram afastados de suas funções por decisão judicial.

Segundo as investigações, o grupo teria atuado de 2018 até 2024, utilizando duas empresas registradas em nome de laranjas. Apesar de apresentarem pouca capacidade operacional, essas empresas foram responsáveis por movimentar mais de R$ 30 milhões em recursos públicos durante o período investigado. A PF aponta que parte expressiva desse dinheiro foi desviada por agentes municipais com apoio de intermediários.

Para assegurar a devolução dos valores aos cofres públicos, a Justiça Federal autorizou o bloqueio de bens dos envolvidos, podendo chegar a R$ 20 milhões. Os suspeitos podem responder por fraude em licitação, peculato, corrupção ativa e passiva, além de lavagem de dinheiro. Nesta etapa da Operação Gênesis, o objetivo é consolidar provas sobre o esquema e detalhar a participação de cada investigado.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leia Também:  Homem é Detido com Arma de Brinquedo em Escola de Camaçari