A Polícia Federal realizou, nesta quinta-feira (27), a Operação Slim, que tem como objetivo desmontar um esquema especializado na fabricação e venda ilegal de tirzepatida — substância usada em medicamentos injetáveis para tratamento de diabetes e obesidade, como o Mounjaro. Entre os alvos da investigação está o médico Gabriel Almeida, apontado como figura central no grupo.
Ao todo, 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. As ações atingiram clínicas, laboratórios, comércios e imóveis ligados aos investigados, incluindo endereços de Gabriel Almeida em Praia do Forte e São Paulo.
Com quase 750 mil seguidores nas redes sociais, Gabriel se apresenta como “Médico, Escritor, Palestrante, Professor de Médicos e Empresário”, além de oferecer cursos sobre emagrecimento e conteúdos relacionados ao uso de medicamentos para perda de peso. Segundo o Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), ele é cirurgião geral formado pela Universidade Estadual de Alagoas.
As investigações apontam que o grupo mantinha uma estrutura clandestina de produção da substância, sem qualquer respeito aos padrões sanitários exigidos. O material seria envasado, rotulado e distribuído ilegalmente, com indícios de fabricação em larga escala — algo proibido no modelo de manipulação magistral autorizado pela legislação brasileira.
De acordo com a PF, os produtos eram vendidos pela internet, sem controle de qualidade, esterilidade ou rastreabilidade, colocando consumidores em risco. A corporação também destacou que estratégias de marketing digital eram usadas para convencer o público de que a produção da tirzepatida ocorria de forma legal e rotineira.
A ação desta quinta-feira teve como foco interromper o funcionamento da rede criminosa, identificar os responsáveis por cada etapa da operação e apreender documentos, equipamentos e insumos que auxiliarão nas análises periciais.
A Operação Slim contou com apoio da Anvisa e das vigilâncias sanitárias da Bahia, Pernambuco e São Paulo.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO