Esses novos equipamentos foram instalados na Cadeia Pública de Salvador, na Penitenciária Lemos Brito
Esses novos equipamentos foram instalados na Cadeia Pública de Salvador, na Penitenciária Lemos Brito

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) da Bahia segue fortalecendo a segurança nos presídios do estado. Com a aquisição de novos equipamentos de bodyscan e raios X de esteira, o governo baiano dá mais um passo para tornar o sistema prisional mais seguro e moderno.

Esses novos equipamentos foram instalados na Cadeia Pública de Salvador, na Penitenciária Lemos Brito e, em breve, no Conjunto Penal de Feira de Santana. A medida visa ampliar a capacidade de fiscalização e reforçar a segurança nas unidades prisionais em todo o território baiano.

O bodyscan, tecnologia avançada de inspeção corporal, permite identificar objetos ilícitos como drogas e armas, mesmo quando ocultos no corpo ou nas roupas dos visitantes e internos. Já o raio X de esteira possibilita a verificação do conteúdo de bolsas e malas sem a necessidade de abordagens invasivas.

A adoção desses recursos segue as diretrizes do Supremo Tribunal Federal (STF), que, em abril, proibiu revistas íntimas vexatórias em visitantes de unidades prisionais. Essa decisão reflete a busca por métodos mais respeitosos e eficazes na manutenção da ordem e segurança nas penitenciárias.

A Seap reforça que o objetivo é continuar investindo em um sistema prisional mais seguro, eficiente e, acima de tudo, respeitoso com a dignidade humana. A modernização dos presídios baianos segue a meta de transformar a realidade das unidades e garantir um ambiente mais seguro para todos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leia Também:  Professor Paulinho desmente Fake News que revoltou toda Camaçari