
Camaçari celebra a Independência do Brasil com o tradicional desfile cívico neste domingo (7), reunindo escolas, grupos culturais e instituições em dois importantes polos da cidade: Gleba E e Parafuso.
A programação é organizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e tem início às 8h30 na Gleba E, seguindo às 15h para o distrito de Parafuso.
Este ano, o tema central é “Camaçari Educadora – Cuidados que Inspiram e Reconectam Pessoas”, destacando valores fundamentais para uma educação transformadora. A proposta se apoia em oito princípios curriculares: conectividade, cuidado, comunicação, colaboração, conhecimento, criticidade, criatividade e diversidade étnico-racial.
Atos na Gleba E
O evento começa com o hasteamento das bandeiras, em ato que contará com a presença do Grupo Escoteiro Capuami, Filarmônica 28 de Setembro, Juizado da Infância e Juventude, Defesa Civil, banda do Tiro de Guerra do Exército Brasileiro, Grupo Desbravadores e Instituto Integrar Autismo.
Também participam estudantes do Centro Integrado de Educação Infantil (CIEI) da Gleba C, das escolas municipais Santa Maria, Sônia Regina, Luís Rogério de Souza e Anísio Teixeira.
Na programação cultural, estão confirmadas as apresentações dos coletivos Beira de Rua, Capoterapia, Capoeira Feminina Filhas do Vento, Percussão Sonora, Grupo de Dança Raízes da Terra e o grupo de zumba As Zanzetes.
Desfile em Parafuso
À tarde, o distrito de Parafuso será palco da continuação das comemorações. A abertura será com a Filarmônica 28 de Setembro, seguida pelos pelotões da Polícia Militar e do Tiro de Guerra.
Os desfiles contarão ainda com alunos da Creche Comunitária de Parafuso, Escola Municipal Conceição de Maria e Escola Municipal Eustáquio Alves.
A parte cultural será marcada pela participação da Fanfarra Estudantil de Parafuso, além do Boi Mirim, Samba de Caboclo, Eremin, Samba de Roda Guerreira de Parafuso e o Grupo Mulheres em Ação.
O desfile cívico se consolida, mais uma vez, como um ato de cidadania e valorização da cultura, fortalecendo o vínculo entre educação e comunidade em Camaçari.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO