Uma tragédia marcou a tarde de segunda-feira (1º) no bairro de Pero Vaz, em Salvador. Lilia Alves da Costa, de 31 anos, perdeu a vida após receber uma descarga elétrica enquanto tentava retirar uma pipa que havia ficado presa na rede de energia.
De acordo com a Polícia Civil, a vítima chegou a ser socorrida por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que realizaram manobras de reanimação, mas Lilia não resistiu. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento. O caso foi registrado na 2ª Delegacia Territorial do bairro da Liberdade.
Em nota, a Neoenergia Coelba lamentou o ocorrido e informou que equipes foram deslocadas para avaliar a situação. A empresa reforçou a importância da segurança, alertando que ninguém deve tentar retirar objetos da rede elétrica. Para essas situações, o contato deve ser feito pelo número gratuito 116.
Segundo a distribuidora, as ocorrências envolvendo pipas em fios de energia têm crescido de forma preocupante na Bahia. Entre janeiro e julho deste ano, foram contabilizados 376 registros em todo o estado. Apenas em julho, foram 104 ocorrências, quase o triplo dos números registrados em abril.
A gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Rose Menezes, fez um alerta à população:
“As crianças não devem soltar pipas sem a supervisão de um adulto. Embora pareça uma brincadeira inofensiva, próxima à rede elétrica pode ser fatal.”
O aumento dos casos coincide com o período de ventos fortes, quando a prática de soltar pipas se torna mais comum. A empresa reforça que além de perigosa, a prática pode causar interrupções no fornecimento de energia.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO