A ação apura crimes como estelionato e exercício ilegal da profissão.
A ação apura crimes como estelionato e exercício ilegal da profissão.

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na manhã desta terça-feira (21), a Operação Neurodignos, que tem como foco investigar um plano de saúde de atuação nacional e clínicas conveniadas na Bahia por supostas irregularidades em atendimentos destinados a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), a operação cumpre mandados de busca e apreensão em clínicas localizadas em Salvador. As investigações apuram possíveis crimes como estelionato, falsidade ideológica, publicidade enganosa e exercício ilegal da profissão.

De acordo com as apurações, algumas das clínicas investigadas anunciavam atendimento multidisciplinar, oferecendo supostamente serviços de fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e pedagogos, mas, na prática, não contavam com profissionais habilitados para as funções divulgadas.

O plano de saúde envolvido também é alvo da operação por supostas práticas conhecidas como “navegação abusiva”, quando há interrupção de tratamento e redirecionamento de pacientes para outras clínicas sem justificativa técnica, prejudicando o vínculo terapêutico e a continuidade dos cuidados.

Além disso, há denúncias de troca de métodos terapêuticos, recusa em aplicar terapias prescritas por médicos, redução do número de sessões e até atendimentos coletivos, contrariando relatórios que indicavam a necessidade de sessões individuais.

As autoridades seguem analisando documentos e depoimentos colhidos durante as diligências para determinar o alcance das irregularidades e identificar os responsáveis. O objetivo da operação é garantir a integridade dos tratamentos oferecidos às crianças com autismo e assegurar que os serviços de saúde sigam padrões éticos e técnicos.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leia Também:  Dupla morre em confronto com PETO da 59ª CIPM na BA-099