A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (31), a Operação Fair Play, uma ação de grande porte voltada ao combate de crimes envolvendo torcidas organizadas na capital baiana. A ofensiva é coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), com apoio da Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).
Segundo a corporação, os investigados são suspeitos de tentativa de homicídio, lesão corporal, roubo e associação criminosa, todos relacionados a confrontos entre torcidas rivais. O grupo é apontado como responsável por organizar e executar ataques durante disputas entre facções torcedoras.
As investigações tiveram início após um roubo ocorrido nas proximidades do Aeroporto Internacional de Salvador, quando cerca de dez homens, em quatro veículos, interceptaram e assaltaram o diretor da torcida Pavilhão Independente, ligada ao Esporte Clube Cruzeiro.
Mais de 100 policiais participam da ação, com 20 equipes atuando simultaneamente em diversos pontos da capital e Região Metropolitana de Salvador.
Prisões e apreensões
Durante a operação, quatro integrantes de torcidas organizadas foram presos, e mais de 15 mandados judiciais foram cumpridos. Entre os alvos está o presidente de uma torcida organizada, que teve mandado de busca e apreensão executado no município de Macaúbas.
As ações também se concentraram nos bairros de Pero Vaz, Capelinha de São Caetano, Cosme de Farias e Vida Nova, em Lauro de Freitas. Já em Nazaré e Macaúbas, as equipes realizaram novas diligências e apreensões.
Na sede de uma das torcidas, localizada em Nazaré, a polícia encontrou armas brancas, facas, bombas caseiras, fogos de artifício, pedaços de madeira, rádios comunicadores, celulares, notebooks, maquinetas de cartão, cadernos de anotações e diversas bebidas alcoólicas.
A Operação Fair Play é fruto de uma força-tarefa que envolve o DEIC, Deltur, o Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), o Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc) e o Departamento de Polícia Técnica (DPT).
As investigações seguem em andamento para identificar outros integrantes das torcidas envolvidas em ações criminosas e violentas na capital baiana.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO