A operação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Polícia Militar.
A operação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Polícia Militar.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Camaçari (Sedur) divulgou um balanço das ações realizadas nos primeiros dias do programa Verão Conectado, iniciativa voltada para reforçar a organização, a segurança e o bem-estar na orla do município durante a alta temporada. Com pouco mais de 20 dias de atuação, as medidas vêm sendo executadas pela Superintendência de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis).

As operações têm como principal objetivo garantir o uso correto dos espaços públicos e o cumprimento da legislação municipal. As fiscalizações, que combinam ações educativas e repressivas, ocorreram após denúncias da própria população e se concentraram nas localidades de Jauá, Arembepe, Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim.

Entre as principais irregularidades identificadas estão a ocupação indevida de áreas públicas por trailers, a cobrança ilegal de estacionamento e a prática de poluição sonora. Em Jauá, por exemplo, uma ação integrada resultou na apreensão de quatro equipamentos de som automotivo e de um veículo com licenciamento vencido, que seriam utilizados em uma festa sem autorização. A operação contou com o apoio da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) e da Polícia Militar.

No combate à atuação irregular de flanelinhas, equipes da Suofis realizaram fiscalizações nas praias de Barra do Jacuípe, Guarajuba e Itacimirim. Ao todo, mais de 20 notificações foram aplicadas. Durante as abordagens, uma maquininha de cobrança foi apreendida e uma pessoa foi encaminhada para a 33ª Delegacia Territorial de Monte Gordo.

As ações também avançaram contra ocupações irregulares. Em Arembepe, um trailer sem autorização foi removido, enquanto outros dois, em situação semelhante, foram retirados de Jauá. No total, 15 pessoas foram notificadas por exercerem atividades comerciais de forma irregular nas praias do município.

Leia Também:  Edital de exumação é publicado para cemitérios da Gleba H e Arembepe

Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Rodrigo Nogueira, o Verão Conectado reforça o compromisso da gestão municipal com a organização urbana e a preservação dos espaços públicos. “A proposta é garantir que moradores, turistas e visitantes aproveitem o litoral de forma segura, organizada e dentro da lei. Atuamos com firmeza, mas também com orientação e conscientização”, destacou.

A Sedur informou ainda que as ações seguem de forma contínua e integrada com outras secretarias e instituições, reforçando o trabalho de fiscalização, ordenamento e educação durante todo o período do verão em Camaçari.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO