Setembro chega com um clima especial em Camaçari. O município dá início às comemorações cívicas que, além de homenagear a Independência do Brasil, reforçam a identidade cultural e histórica da cidade.
O primeiro ato acontece no dia 7 de setembro, quando os bairros Gleba E e Parafuso recebem os tradicionais cortejos organizados pela Secretaria de Educação (Seduc). Com o tema “Camaçari Educadora – Cuidados que Inspiram e Reconectam Pessoas”, os desfiles vão destacar valores fundamentais para a formação cidadã, entre eles conectividade, cuidado, comunicação, colaboração, conhecimento, criticidade, criatividade e diversidade étnico-racial.
A programação começa às 8h30 na Gleba E, com o hasteamento das bandeiras, em uma cerimônia que contará com a participação do Grupo Escoteiro Capuami, Filarmônica 28 de Setembro, Defesa Civil, Juizado da Infância e Juventude, banda do Tiro de Guerra, além de instituições sociais e culturais. Em seguida, o público poderá acompanhar o desfile com escolas das redes pública e particular, autoridades locais e representantes de órgãos oficiais. À tarde, às 15h, será a vez da comunidade de Parafuso celebrar a data.
As homenagens não param por aí. Outras três marchas cívicas estão programadas para marcar também os 267 anos de emancipação política de Camaçari. No dia 14 de setembro, os desfiles acontecem na orla, passando por Abrantes, local onde o município foi fundado, e por Monte Gordo, às 8h e 15h, respectivamente. O encerramento será no dia 28 de setembro, aniversário da cidade, com o tradicional desfile na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), a partir das 8h.
Mais do que um ato simbólico, os desfiles são resultado do esforço conjunto de professores, gestores, estudantes e famílias. A cada passo, eles reforçam a memória coletiva, valorizam a cultura local, incentivam a arte e a criatividade, além de promoverem integração entre escola e comunidade.
DEIXE O SEU COMENTÁRIO