sessão foi marcada pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia
sessão foi marcada pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) agendou para a próxima terça-feira (4) o julgamento da ação que pode resultar na cassação do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). A sessão foi marcada pela presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, após a relatora Isabel Gallotti liberar o processo para análise.

A ação, proposta pela Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), acusa Castro e o vice-governador de abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2022. Conforme a denúncia, houve uso indevido de recursos públicos em programas da Fundação Ceperj e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), supostamente utilizados com finalidades eleitorais.

A definição da data ocorre logo após uma megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha, que deixou mais de 100 mortos e reacendeu o debate sobre segurança pública no estado.

A ministra Isabel Gallotti, que deixa o TSE em menos de um mês, priorizou a análise de casos relevantes antes do fim de seu mandato. Caso o tribunal acate o pedido da PGE, o governador e o vice poderão perder os cargos, o que abriria caminho para novas eleições no Rio de Janeiro.

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leia Também:  Julgamento de Bolsonaro começa nesta terça e terá oito sessões