Com 42 paradas e três trechos, o modal promete ampliar a mobilidade e modernizar o deslocamento na capital baiana.
Com 42 paradas e três trechos, o modal promete ampliar a mobilidade e modernizar o deslocamento na capital baiana.

Os primeiros trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegaram a Salvador na manhã desta quarta-feira (3), marcando um avanço significativo na implantação do novo sistema de mobilidade que deve transformar o deslocamento na capital e Região Metropolitana. As composições saíram de Hortolândia (SP) no início da semana e foram recebidas com ato público realizado na Avenida Paralela, em frente à sede da Receita Federal.

Fabricados pela empresa espanhola CAF (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), os trens passaram por uma etapa completa de restabelecimento técnico-operacional antes do envio para a Bahia. Cada composição é formada por sete módulos distribuídos em três seções, projetadas para oferecer conforto, segurança e acessibilidade aos futuros usuários.

Durante o evento de apresentação, o governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do investimento para a mobilidade urbana:
“Esse é um passo fundamental para melhorar o transporte em Salvador. Hoje já temos pouco mais de 40 quilômetros de metrô, e com o VLT ampliaremos para mais de 80 quilômetros de trilhos na cidade e RMS”, afirmou.

Com investimento total de R$ 5,4 bilhões, o sistema de VLT contará com 42 paradas e será dividido em três trechos:

  • Trecho 1: Calçada → Ilha de São João

  • Trecho 2: Paripe → Águas Claras

  • Trecho 3: Águas Claras → Piatã

Além da mobilidade, o governador ressaltou que o projeto acompanha obras de macrodrenagem essenciais para reduzir alagamentos em áreas como Calçada, Massaranduba e Cidade Baixa. O novo modal substituirá o antigo sistema ferroviário, oferecendo mais regularidade e conforto aos passageiros.

As composições que chegaram à capital iniciam a fase prática de implantação. A previsão é de que os primeiros testes ocorram até 15 de dezembro. Para os próximos anos, mais trens devem reforçar o sistema: são esperadas 17 novas composições em 2026 e outras 17 em 2027.

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A operação do primeiro trecho, que ligará a Calçada à Ilha de São João, está prevista para começar no segundo semestre do próximo ano, marcando o início da nova era do transporte sobre trilhos na capital baiana.

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